ForumB2B: Há outros livros sobre o tema, como o seu?
Marcos Rittner: No formato de storytelling com forte conteúdo de método e técnica, há poucos. Sobre recuperações judiciais e extrajudiciais, você encontra livros técnicos, principalmente de advogados. Geralmente explicam a lei, o que se pode e o que não se pode fazer. Um pequeno número destes livros visa ensinar, ditando ou sugerindo ao gestor o que fazer. Alguns narram a história de empresa real, complicando-se ou falindo, contada pelo dono. Nestas narrativas, geralmente o leitor acompanha o sofrimento ao qual o dono/gestor da empresa está sendo submetido, em primeira pessoa. Mas estes não falam do método, das técnicas de gestão a escolher e como as aplicar. Meu livro é sobre gestão.
ForumB2B: Como você criou os personagens?Foram tirados de sua experiência nas empresas e consultorias?
Marcos Rittner: Os personagens são fruto da minha mente (risos). Inspirado talvez em experiências com pessoas e empresas reais, obviamente. Ouvido coisas de donos de empresa, presidentes, diretores, empregados, clientes e fornecedores, em trinta anos de carreira.
ForumB2B: E o conteudo é técnico?
Marcos Rittner: As técnicas apresentadas no livro, são reais e escolhidas entre as que mais funcionam, no meu ponto de vista, e dos meus colegas e sócios.
O livro é rico em referências bibliográficas, e a pesquisa foi feita sobre o que existe de melhor.
ForumB2B: Qual ou quais livros te inspiraram para criar “A corda” nesse formato de novela?
Marcos Rittner: Claro que “A Meta” de Eli Goldratt é um divisor de águas. O criador da Teoria das Restrições fez uma novela com uma fabrica, para explicar o uso de uma teoria muito robusta e matemática, de maneira brilhante. Mas várias idéias para o formato de novela vieram de colegas do ITA.
ForumB2B: Você diz que não é escritor. Nunca escreveu livros ou manuais dentro das empresas em que trabalhou?
Marcos Rittner: No período de 2001/06 em que eu estava na IBM dos EUA, criei cursos para capacitar a força de vendas de software, dirigidos a setores da indústria. Em cada setor era preciso elaborar uma grade de aprendizado, para diferentes níveis de conhecimento. Escrevi muito material de treinamento e os entreguei, mas longe de serem trabalhos literários.
ForumB2B: E porque o executivo ou consultor resolver escrever um romance?
Marcos Rittner: Com um primeiro projeto de livro que não publiquei, descobri que temas de administração tornam-se extremamente áridos e ajudam o leitor a cair no sono rapidamente, quando tratados conceitualmente. Dentro de um contexto, de uma história, com emoção, ler e aprender fica muito fácil. Mas sem receitas de bolo que o leitor acha que pode deixar no livro e usar depois.
Marcos Rittner: A primeira dica do sucesso é que a saída não é uma coisa, uma solução mágica que vai recuperar a empresa. São várias coisas bem feitas que somadas podem reverter a crise. É um trabalho diário, com disciplina e suor e fé, pois pode demorar. Ficar atento às cordas à sua volta. Uma pode ir para o seu pescoço. Ou não. Essa é a mensagem.
Confira tambem o livroacorda.blogspot.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPara os socios/diretores que tem curiosidade ou interesse por perguntas específicas:
ResponderExcluirComo fazer um diagnóstico empresarial?
Como o diagnóstico empresarial pode ser positivo para a sua empresa?
Quais são os principais fatores analisados no processo de diagnóstico empresarial?
Quais as áreas importantes para serem diagnosticadas?
posso recomendar meu novo site rittner.net.br
Ja estou seguindo o site e vi seu canal no YouTube, que prefiro. Aprendi muito e fiquei surpresa com a abordagem, vai me economizar muito tempo ao invés de tentar descobrir tudo sozinha. 👩🦰✨
ResponderExcluirFicamos feliz com seu entusiasmo, Amanda.
Excluir