segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Entrevista do Forum B2B com Marcos Rittner, autor do livro A corda.

Este blog recebeu Marcos Rittner, presidente da V2R, autor do livro A corda. Ele deu uma entrevista ao site FORUM B2B, voltado a conhecimento em Marketing e Vendas nos negócios business-to-business. Veja:

ForumB2B:     Há outros livros sobre o tema, como o seu?
Marcos Rittner:    No formato de storytelling com forte conteúdo de método e técnica, há poucos. Sobre recuperações judiciais e extrajudiciais, você encontra livros técnicos, principalmente de advogados.  Geralmente explicam a lei, o que se pode e o que não se pode fazer. Um pequeno número destes livros visa ensinar, ditando ou sugerindo ao gestor o que fazer. Alguns narram a história de empresa real, complicando-se ou falindo, contada pelo dono. Nestas narrativas, geralmente o leitor acompanha o sofrimento ao qual o dono/gestor da empresa está sendo submetido, em primeira pessoa. Mas estes não falam do método, das técnicas de gestão a escolher e como as aplicar. Meu livro é sobre gestão.


ForumB2B:     Como  você criou os personagens?Foram tirados de sua experiência nas empresas e consultorias?
Marcos Rittner:    Os personagens são fruto da minha mente (risos). Inspirado talvez em experiências com pessoas e empresas reais, obviamente. Ouvido coisas de donos de empresa, presidentes, diretores, empregados, clientes e fornecedores, em trinta anos de carreira. 



ForumB2B:     E o conteudo é técnico?
Marcos Rittner:    As técnicas apresentadas no livro, são reais e escolhidas entre as que mais funcionam, no meu ponto de vista, e dos meus colegas e sócios.
O livro é rico em referências bibliográficas, e a pesquisa foi feita sobre o que existe de melhor. 




 ForumB2B:    Qual ou quais livros te inspiraram para criar “A corda” nesse formato de novela?
Marcos Rittner:   Claro que “A Meta” de Eli Goldratt é um divisor de águas. O criador da Teoria das Restrições fez uma novela com uma fabrica, para explicar o uso de uma teoria muito robusta e matemática, de maneira brilhante. Mas várias idéias para o formato de novela vieram de colegas do ITA.




 ForumB2B:  Você diz que não é escritor. Nunca escreveu livros ou manuais dentro das empresas em que trabalhou?
Marcos Rittner: No período de 2001/06 em que eu estava na IBM dos EUA, criei cursos para capacitar a força de vendas de software, dirigidos a setores da indústria. Em cada setor era preciso elaborar uma grade de aprendizado, para diferentes níveis de conhecimento. Escrevi muito material de treinamento e os entreguei, mas longe de serem trabalhos literários.



ForumB2BE porque o executivo ou consultor resolver escrever um romance?
Marcos Rittner:  Com um primeiro projeto de livro que não publiquei, descobri que temas de administração tornam-se extremamente áridos e ajudam o leitor a cair no sono rapidamente, quando tratados conceitualmente. Dentro de um contexto, de uma história, com emoção, ler e aprender fica muito fácil. Mas sem receitas de bolo que o leitor acha que pode deixar no livro e usar depois.




 ForumB2B:  Você não dá a fórmula do sucesso então? Não dá qual é a saída da crise?
Marcos Rittner:   A primeira dica do sucesso é que a saída não é uma coisa, uma solução mágica que vai recuperar a empresa. São várias coisas bem feitas que somadas podem reverter a crise. É um trabalho diário, com disciplina e suor e fé, pois pode demorar. Ficar atento às cordas à sua volta. Uma pode ir para o seu pescoço. Ou não. Essa é a mensagem.

5 comentários:

  1. Para os socios/diretores que tem curiosidade ou interesse por perguntas específicas:

    Como fazer um diagnóstico empresarial?

    Como o diagnóstico empresarial pode ser positivo para a sua empresa?

    Quais são os principais fatores analisados no processo de diagnóstico empresarial?

    Quais as áreas importantes para serem diagnosticadas?


    posso recomendar meu novo site rittner.net.br

    ResponderExcluir
  2. Ja estou seguindo o site e vi seu canal no YouTube, que prefiro. Aprendi muito e fiquei surpresa com a abordagem, vai me economizar muito tempo ao invés de tentar descobrir tudo sozinha. 👩‍🦰✨

    ResponderExcluir