Turnaround
Turnaround (tradução literal: "dar a volta") é um termo quando as
empresas "dão a volta" em situação de crise, estagnação ou declínio com o
objetivo de recuperação e êxito. As medidas são estratégicas e
operacionais e podem envolver integração vertical ou horizontal;
alianças estratégicas. Cabe ao gestor do plano de turnaround torná-lo
viável para a organização no momento, ou antes, de uma crise. E este é
um processo complexo e arriscado, que exige soluções e percursos
idiossincráticos porque se leva em conta as condições culturais,
financeiras e tecnológicas da organização e do contexto ambiental em que
está in serida.
Em várias situações pré-crise, é provável que os gestores consigam
perceber essas necessidades e intuir os caminhos a seguir, escapando da
crise. Em outras, a força da crise é tal que impede a ação. Da mesma
maneira que em certas situações, nem 100% da força do freio aplicada
consegue impedir uma colisão entre veículos.
Portanto, acreditamos no desenho da intervenção na empresa que contenha
um capítulo de destaque dedicado aos impactos em Vendas e Marketing. E
não acreditamos no ataque isolado aos desafios em finanças, manufatura,
produto, compras, ou alta gestão, tampouco. Portanto discutiremos as
iniciativas em Vendas e Marketing e seus impactos ou interações com os
outros departamentos, e no resultado final da empresa.
O escopo de um esforço de Turnaround.
Recuperação de Empresas, ou Turnaround Management, é um processo que trata de reverter os efeitos da crise antes que esta traga consequências irreversíveis.
São muitas as variáveis que precisam ser administradas para a reversão
de uma crise empresarial, todas de forma sincronizada e a serem
executadas com qualidade técnica:
- financeiras: a necessidade de conseguir recursos que permitam a continuidade da operação
- comerciais: a necessidade de reorganizar a atuação da empresa no mercado
- operacionais: a revisão dos processos produtivos e logísticos para otimizar os recursos
- tecnológicas: a utilização de sistemas que permitam melhorar a
disponibilidade das informações, a reengenharia de produtos ou serviços,
os investimentos em soluções que possam reduzir custos e melhorar a
atuação da empresa.
Muitas vezes a situação geral da empresa não requer um trabalho completo
de Turnaround em todas essas areas, mas há uma série de indicadores que
levam os acionistas ou diretores a concluirem que algo não vai bem,
pois percebem que a linha de cima, as receitas, estão diminuindo,
estagnadas há tempos enquanto todo setor cresce. Ou que o Lucro
Operacional gerado é insuficiente para cobrir os custos de financiamento
da operação.
No Diagnostico, Analise e Desenho da Intervenção a ser proposta para a
empresa cliente 'X', queremos sempre ter a certeza de tudo esta sendo
feito seguindo o protocolo de boas praticas de gerenciamento de projetos
e riscos. Nosso propósito, quando engajamos com clientes, é ser o guia
do processo – provavelmente diagnosticaremos que uma intervenção com o
foco principal em Vendas seja necessária, e uma vez determinada qual a
dimensão a se atacar primeiro e o que fazer, em conjunto com as
atividades de aperfeiçoamento do controle financeiro e operacional. Já
fizemos dezenas de Turnaround focando apenas em aspectos econômico-financeiros, mas o que vai solidificar a recuperação de muitas
empresas vai ser a resolução da área de vendas de uma empresa.
"... nesta atual situação os empresários não querem ouvir nada que não sejam ferramentas claras e objetivas para solução de seus problemas." Ouvimos isso hoje. Será tema de um evento que realizaremos.
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